Putz! *

Hoje não venho com boas notícias. Um cenário que já era ruim está agora tenebroso. Finalzinho de março foi divulgado os números da terceira Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil e, pasmem, os brasileiros estão lendo ainda menos do que já liam. 

Na última pesquisa, de 2007, os brasileiros atingiam a incrível marca de 4,7 livros por ano. Em 2011, ano de realização da pesquisa divulgada agora, apenas 4 (Q-U-A-T-R-O). E tem mais – ou menos – essa marca conta com os livros lidos na escola… ou seja, tirando os livros que muitos são obrigados a ler, não sobra quase nada.

Em março, leia os livros que você sempre quis ler

Março já foi, mas é sempre tempo!

E olha só, a pesquisa considera como leitores aqueles que leram pelo menos um livro nos últimos três meses. E desse grupo, 48% são estudantes. Dos 52% não leitores, 16% estão na escola! Ou seja, a galera não está lendo nem na escola! 

A pesquisa falou também das preferências dos leitores e o melhor dado é: Fernando Pessoa apareceu em 18º lugar entre os escritores brasileiros mais admirados… 

Levando em conta só brasileiros mesmo, o pódio é formado por: Paulo Coelho, bronze – menos mal -, Machado de Assis, prata, e Monteiro Lobato, ouro! 

Dado preocupante: Agusto Cury, que aparecia na 17ª posição na última pesquisa, o que já é bastante ruim, subiu para a 10ª… à frente de Clarice Lispector (19º), Manuel Bandeira (16º), e até do Padre Marcelo Rossi ( 14º)!!!

* Informações retiradas daqui
Anúncios

4 comentários sobre “Putz! *

  1. O mundo não é feito de rosas, mas não precisamos ver só os cravos =D!!

    “ndice de leitura no Brasil cresce mais de 150% em dez anos, mas ainda é pequeno segundo editores
    Agência Brasil, em 10/8/2010
    O índice de leitura no Brasil aumentou 150% nos últimos dez anos. Passou de 1,8 livro por ano em média, para 4,7. Apesar do aumento, a presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel),
    (…)”

    http://www.cultura.gov.br/site/2010/08/11/indice-de-leitura-no-brasil-cresce-mais-de-150-em-dez-anos-mas-ainda-e-pequeno-segundo-editores/

  2. Eu fico com a sua filosofia de que “pode ser qualquer livro, desde que continue lendo”. Eu colaboro e muito para esse índice baixo aí, mas também acho bacana um texto que li um dia desses (no blog da Juliana Cunha) falando que enquanto tem muita gente falando que a internet destruiu nossa geração, mas desconsidera como ela colabora para cultura escrita e de leitura, etc.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s