Guia de drinques dos grandes escritores americanos

Sabe o momento em que você, numa livraria, avista um livro que já vem namorando há muito tempo por um preço ridiculamente barato? E quando esse livro, exemplar único da loja, já está na mão de outra pessoa? E essa pessoa é justamente a amiga que está com você a procura de pechinchas? Oh, Frustração!

Foi exatamente isso que aconteceu comigo na minha visita à Bienal do Livro de Minas. Revirando o estande da Leitura em busca de promoções, dou de cara com minha amiga segurando o Guia de Drinques dos Grandes Escritores americanos. Devia ter pelo menos um ano que eu namorava esse livro. Ia na livraria, pegava, folheava, mas na hora de ir no caixa, não tinha coragem de pagar os cerca de 40 reais da obra.

E aí, quando encontro o livro em promoção (10 reais!!!) ele já está com outra pessoa! Tadinha, minha amiga até me ajudou a procurar outro exemplar, mas foi em vão. Só não fiquei com mais raiva dela porque 10 minutos antes a mesma cena tinha acontecido, só que ao contrário. Quem levou a pechincha fui eu e quem ficou de mãos abanando foi ela (A pechincha em questão foi o volume III da antologia de O Pasquim, 20 conto!).

Enfim, bom que agora ela quem vai ter que preparar os drinques preferidos dos escritores americanos e eu vou apenas beber! Tem o drinque preferido do Capote, do Hemingway, do Fitzgerald…e é super bem feito! Além dos drinques, o livro traz curiosidades das fanfarronices desses escritores e belas caricaturas. E ele tem também uma espécie de legenda no início, com os principais ingredientes utilizados nos drinques, assim como dos tipos de copos e apetrechos utilizados para prepara-los!

Um dia ainda vou ter na minha casa todos esses copos (no dia que eu tiver a minha casa)

Se eu tivesse comprado o livro, poderia colocar aqui várias receitas, mas como eu não pude comprar (humpf!), vou colocar aqui a receita que uma das receitas do livro que consegui, a de um autor que já falei por aqui, o Bukowski, que diz: “Beber é uma forma de suicídio em que a gente pode voltar à vida e começar tudo de novo no dia seguinte”.

“B O I L E R M A K E R

Em se tratando de pessoas sem frescuras, chegadas ao whisky e à cerveja, Bukowski era insuperável. O Boilermaker é rápido, confiável e fácil para o barman. Seu estômago faz a mistura.

60ml de whisky tipo bourbon, rye ou standard

250ml de cerveja tipo lager

Coloque o whisky em um copo shot. Coloque a cerveja em uma caneca apropriada. Tome de um só gole o whisky puro e beba a cerveja logo em seguida. Gelada, ela irá perseguir o destilado quente em sua garganta.

Para os que gostam de um pouco de “frescura”, pode-se colocar o copo shot inteiro dentro da caneca de cerveja e beber tudo junto.”

A lista completa de drinques que aparecem no livro:

James Agee – Whisky Sour
Conrad Aiken – Negroni
Sherwood Anderson – Old-Fashioned
James Baldwin – Shandy Gaff
Djuna Barnes – French
Robert Benchley – Orange Blossom
John Berruman – Coquetel Bronx
Charles Bukowski – Boilermaker
Truman Capote – Screwdriver
Raymond Carver – Bloody Mary
Raymond Chandler – Gimlet
John Cheever – Rusty Nail
James Gould Cozzens – Half and Half
Hart Crane – Mai Tai
William Faulkner – Mint Julep
F. Scott Fitzgerald – Gin Rickey
Dashiell Hammett – Martini
Lillian Hellman – Daiquiri
Ernest Hemingway – Mojito

Quem? Edward Hemingway e Mark Bailey

O que? Guia de drinques dos grandes escritores americanos

Quando? 2009

Páginas? Rá, boa pergunta. Vou perguntar pra minha amiga da onça.

8 comentários sobre “Guia de drinques dos grandes escritores americanos

  1. Hemingway era realmente num drinque, principalmente com rum e cubano. Tenho até foto tomando um daiquiri com ele (na verdade, com a estátua dele) lá em Cuba. Depois te mostro!rs

Deixe um comentário

