Página virada

Apesar de ter sido simplesmente incrível viajar e conhecer de perto tantos lugares que eu sempre imaginei, sonhei e fantasiei, mais do que estar conhecendo uma cidade, era como se eu estivesse revisitando a Europa das minhas viagens literárias. Podia nunca ter ido pessoalmente, mas como negar o fato de conhecê-la através dos corredores de Mansfield Park ou passeando com Oliver Twist? Andando de metrô com Zazie ou rodando o mundo com Phileas Fogg? Me divertindo com Qfwfq ou atravessando as linhas de Rilke e kafka?

SAM_2033Cartaz que encontrei em um livraria fofa de Düsseldorf e que diz mais ou menos assim: ler ameaça a burrice

E aí nem interessa muito se a história se passa ou não na cidade do autor. Saber o que se passa na cabeça de escritores ingleses, franceses, italianos é conhecer um pouco de suas cidades, culturas, gostos e sons.

E quando o cara nem europeu é e nem sobre a europa escreveu, mas escreveu enquanto morava e era influenciado por ela, a Europa? Para mim, o retrato mais clássico é a Paris da decada de 1920 que reuniu escritores ilustres – agora. Na época, nem tanto – como Hemingway, Stein, Scott Fitzgerald, Anaïs Nin, James Joyce…isso para não falar nos outros ramos artísticos também muito bem representados.

Essa livraria é famosa! E antiga! A mais importante livraria de lingua em inglesa em Paris: Shakespeare and Company. Na década de 1920 reunia a galerinha básica que vivia por lá…Hemingway e colegas…

Só sei que os livros incentivaram minha viagem, que incentivou novas compras literárias que incentivarão novas leituras e novos posts para o blog.

A pilha de livros a serem lidos aumentou consideravelmente enquanto estive viajando, mas o dinheiro acabou, as férias também, e agora volto ao modo de viagem literário – mas tentando, cada vez mais, intercalar com as viagens físicas. Novos posts virão!

Anúncios

2 comentários sobre “Página virada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s