A primeira vista/In on it – parte II

Como eu estava dizendo no post anterior, In on it é a segunda peça pertencente ao livro do dramaturgo Daniel Maclvor e é também a segunda parte desta postagem dupla.

As duas peças têm bastante semelhanças. Ambas foram escritas para serem interpretadas por apenas dois atores. Se em A primeira vista, vemos M e L, em In on it, é a vez de Brian e Brad. Ambas possuem uma espécie de diálogo com a plateia e ambas se passam num tempo presente com os personagens relembrando e “reencenando” episódios passados.

Encenando In on it

Legal também que as duas peças exigem pouca cenografia. É tudo muito simples, mas o poder de transportar o espectador, enorme!

Só que em In on it são três as camadas de atuação, divididas entre Peça, Espetáculo e Passado. O Espetáculo é como se fosse o tempo presente e real do que a plateia está vendo, o aqui e o agora. Nessa camada Brian e Brad conversam sobre a Peça e sobre o Passado. Na Peça, Brian e Brad interpretam diversos papeis para contar a história de Ray, que só mais tarde entenderemos que ligação tem com a história dos dois. Já o Passado recria cenas do relacionamento entre Brian e Brad, mostrando como eles se conheceram.

Todas as camadas e personagens são interpretados pelos dois únicos atores que, no Espetáculo, são Brian e Brad. As três camadas se entrelaçam e acontecem simultaneamente. Pequenas mudanças na luz, no cenário e na forma de interpretação dos atores deixam a plateia saber qual camada está sendo interpretada a cada momento. Na leitura do livro isso fica claro pelas indicações feitas no roteiro.

A forma como Daniel Maclvor amarra essas camadas é fantástica, principalmente quando se chega no final e percebe-se o porque dessas três camadas e o que exatamente a história de Ray, contada por Brian e Brad tem a ver com os dois. E nesse ponto percebemos mais uma semelhança entre A primeira vista e In on it, que eu não vou falar aqui para não estragar nada, já que espero mesmo que outras pessoas leiam esse livro ou assistam ao espetáculo (pensando bem, EU percebi só no final, mas sou bem tapadinha…pessoas mais espertas podem perceber antes!).

E são diálogos muito bons. Mais tristes e angustiantes do que em A primeira vista, mas bons.

capa do livro a primeira vista...O que? In on it

Quem? Daniel Maclvor

Quando? 2012

Páginas? Da 87 até a 171

Anúncios

Um comentário sobre “A primeira vista/In on it – parte II

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s